O câncer de próstata e seus cuidados

O câncer de próstata é o alvo da campanha. O câncer de próstata é o segundo tipo de câncer mais mortal entre homens e é o sexto tipo de câncer mais frequente no mundo. Um em cada 6 homens é alvo da doença e 9 em cada 10 homens diagnosticados tem mais de 55 anos.

No exterior a campanha é chamada de Movember (Moustache + November em inglês. Bigode e novembro). Começou em um Pub, na Austrália, em 1999. Um grupo de amigos teve a ideia de deixar o bigode crescer durante todo o mês como apoio à conscientização sobre a saúde masculina e a arrecadação de fundos para doação às instituições de caridade. O mês de novembro foi escolhido justamente por comemorar no dia 17 o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata.

O QUE É A PRÓSTATA?

prostata_1A próstata é uma glândula que só o homem possui e que se localiza na parte baixa do abdômen.

Ela é um órgão muito pequeno, tem a forma de maçã e se situa logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. A próstata produz parte do sêmen, líquido espesso que contém os espermatozóides, liberado durante o ato sexual.

No Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens (atrás apenas do câncer de pele não-melanoma). Em valores absolutos e considerando ambos os sexos é o quarto tipo mais comum e o segundo mais incidente entre os homens. A taxa de incidência é maior nos países desenvolvidos em comparação aos países em desenvolvimento.

Mais do que qualquer outro tipo, é considerado um câncer da terceira idade, já que cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O aumento observado nas taxas de incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos métodos diagnósticos (exames), pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.

Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. A grande maioria, porém, cresce de forma tão lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) que não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.

DEVO ME PREOCUPAR COM O CÂNCER DE PRÓSTATA A PARTIR DE QUANDO?

A preocupação inicial com esse tipo de câncer deve ser considerada por homens acima de 36 anos.

A partir dessa idade, pode se desenvolver câncer de próstata, além de outras doenças.

Acima dos 50 anos, a consulta com um urologista é imprescindível. O médico decidirá, junto com o paciente e a partir da análise do histórico pessoal de cada homem, a melhor maneira de dar continuidade a essa prevenção.

Fazer os exames, pelo menos uma vez ao ano mesmo quando não se tem os sintomas, pode ajudar a identificar o câncer em estágio inicial, aumentando as chances de sucesso no tratamento e evitando fases mais avançadas.

QUAIS SÃO OS SINTOMAS DO CÂNCER DE PRÓSTATA?

Os sintomas iniciais do câncer de próstata são:

  • Dificuldade de urinar
  • Demora em começar e terminar de urinar
  • Sangue na urina
  • Diminuição do jato de urina
  • Necessidade de urinar mais vezes durante o dia ou à noite
  • Se você sente qualquer um desses sintomas, procure a unidade de saúde mais próxima de você.

É POSSÍVEL PREVENIR O CÂNCER DE PRÓSTATA?

Adotar práticas saudáveis diminui o risco de várias doenças, inclusive o câncer.

  • Ter uma alimentação saudável.
  • Manter o peso corporal adequado.
  • Praticar atividades físicas
  • Não fumar.
  • Evitar o consumo de bebidas alcoólicas.

QUAIS SÃO OS EXAMES QUE EU TENHO QUE FAZER?

Os exames utilizados para investigar o câncer de próstata são os exames de toque retal e PSA (Antígeno Prostático Específico). Geralmente, o exame inicial é o PSA, que nada mais é que um exame de sangue que verifica os níveis de uma proteína produzida pela próstata. Os níveis altos dessa proteína podem significar câncer ou doença benigna da próstata, mas não confirma nada.

O exame PSA apenas pode sugerir a necessidade (ou não) de outros exames. Constatados altos níveis de PSA, é recomendado fazer o exame de toque onde o profissional da saúde verifica, através do tato, as partes posterior e laterais da próstata. Cerca de 20% dos homens com câncer de próstata apresentam PSA em níveis normais, por isso é importante estar em dia com a saúde.

Para confirmar o câncer de próstata, é necessária uma biópsia. Nesse exame, são retirados pedaços bem pequenos para análise laboratorial.

Fonte:

http://portal.anvisa.gov.br/rss/-/asset_publisher/Zk4q6UQCj9Pn/content/novembro-azul-o-cancer-de-prostata-e-seus-cuidados/219201?inheritRedirect=false
http://www2.inca.gov.br/wps/wcm/connect/tiposdecancer/site/home/prostata/definicao

EM APOIO A CAMPANHA DO NOVEMBRO AZUL
ESTAREMOS REALIZANDO EXAME PSA AO
VALOR PROMOCIONAL DE R$30,00

Veja a unidade mais perto de você