concursos.jpg
setabranca.png

Toxicológico para

Concursos ou Fins Particulares

Exame realizado com fios de cabelo, pelos ou unhas, para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem por meses e até anos após o consumo.

Orientações de Coleta

  • OBRIGATÓRIO documento de identificação com foto;

  • O laudo deste exame pode ser emitido sem o nome do cliente (paciente), porém se optar por realizar o exame sem nome, este exame fica sem valor para fins legais.

  • Os atendimentos são por ordem de chegada, não é necessário agendamento prévio;

  • Não é necessário jejum;

  • Prazo de entrega: de 5 a 9 dias úteis.

O que é?

Exame realizado com fios de cabelo, pelos ou unhas, para detectar drogas e seus metabólitos que foram absorvidos e permanecem por meses e até anos após o consumo.

O EXAME TOXICOLÓGICO PODE SER USADO PARA:

  • Concursos (Quando de acordo com o edital. Depende dos requisitos de cada concurso);

  • Acompanhamento de tratamento de desintoxicação;

  • Medicina do trabalho;

  • Para fins particulares;

ÁREA FAMILIAR:

O exame toxicológico é um meio preciso de constatação do uso de drogas. Famílias preocupadas com o uso de drogas por um filho ou parente podem utilizar este exame. O exame toxicológico pode ser utilizado em processos judiciais em casos de direito de família, como prova em disputa de guarda de filhos, para reaver a guarda do menor ou em situações similares.

 

ÁREA CRIMINAL E FORENSE:

A análise de amostras de cabelo permite a determinação do perfil de uso de drogas de um indivíduo, identificando um não usuário, um usuário casual ou um usuário crônico. Entre outros casos legais, a análise facilita a diferenciação entre um usuário e um traficante.

 

TOXICOLOGICO PARA CONCURSOS:

Polícia militar, polícia civil, guarda civil, guarda militar, bombeiros, e outros.

Muitas contratações públicas utilizam as análises toxicológicas para selecionar os candidatos aptos às atividades para as quais serão contratados. O exame toxicológico de larga janela de detecção segue os conformes exigidos pelos editais. O EXAME TOXICOLÓGICO DE PELO coletado pelo Laboratório Analysis é realizado (processado/examinado) pelo Laboratório ChromaTox que utiliza métodos acreditados pela CGCRE/Inmetro na norma ISO/IEC 17025 e está situado em São Paulo. Os resultados são emitidos em até 5 dias após o recebimento da amostra no Laboratório ChromaTox. A ChromaTox possui acreditação na ISO 17025.

Para consultar as perguntas frequentes sobre este exame, confira na Seção "Perguntas Frequentes" logo agaixo. Também realizamos os seguintes exames toxicológicos:

Perguntas frequentes

QUAIS SÃO AS SUBSTÂNCIAS ANALISADAS?





O EXAME PODE SER REALIZADO SEM IDENTIFICAR O DOADOR (PACIENTE)?


Quando a finalidade do exame for particular, é possível levar mecha de cabelo de terceiros para realização do teste toxicológico. Há algumas observações a serem feitas: o nome do doador sairá como anônimo no laudo analítico e quem está levando a amostra, pode solicitar quais drogas serão analisadas. Neste caso o exame não tem validade jurídica.




QUAL MATERIAL É COLETADO?


O procedimento de coleta dos fios de cabelo é rápido, indolor e altamente seguro. São coletados fios de cabelo com comprimento mínimo de 3 cm, na espessura da metade de um lápis. Caso o comprimento do cabelo do doador seja insuficiente, podem ser coletados pelos das pernas, braços, tórax, axilas e virilha. Para este tipo de coleta, o comprimento mínimo da amostra é de 0,5 cm, numa quantidade igual a uma moeda de 1 Real.




SE A PESSOA FOR CARECA, COMO É FEITO O EXAME TOXICOLÓGICO?


Se a pessoa não tiver cabelo, dependendo da finalidade do teste, pode ser coletado pelo de qualquer região do corpo. A coleta é feita utilizando uma lâmina (barbeador descartável).




QUANTOS FIOS DE CABELO SÃO CORTADOS PARA REALIZAR O EXAME TOXICOLÓGICO?


A quantidade de fios depende muito da espessura deles, mas a média sugerida é de 50 a 100 fios. De forma mais fácil, a quantidade necessária é igual à metade da espessura de um lápis.




QUAIS AS POSSIBILIDADES DE ERROS DO TESTE?


Não existe possibilidade de erros nos exames toxicológicos feitos na ChromaTox. Todo o processo é verificado passo a passo por leituras de código de barras e, portanto, não há possibilidade de trocas. A metodologia é robusta, validada e acreditada pelo órgão acreditador nacional. Todo o processo é acompanhado por controles positivos e negativos, que controlam o sistema durante toda a análise.




SE INGERIR BEBIDA ALCOÓLICA, O EXAME PODE DAR POSITIVO?


O exame toxicológico de drogas em cabelo só detecta álcool se for solicitada a análise especifica para essa substância. Sem essa solicitação, o exame não detecta a presença de álcool. Os resultados do exame toxicológico de drogas não são afetados pelo uso de álcool.




SE MEU EXAME DER POSITIVO, DEPOIS DE QUANTO TEMPO POSSO REPETI-LO?


O cabelo cresce em média 1 cm por mês, portanto, para um resultado no cabelo ser negativo para um período de 3 meses antes da coleta da amostra, o tempo de abstinência deve ser de pelo menos 3 meses, possivelmente 4 ou 5 meses.




QUAL O PERÍODO DE DETECÇÃO?


O período de detecção de drogas nas diferentes amostras depende do tipo de droga, da frequência e da quantidade ingerida. De modo geral, as drogas permanecem no sangue, saliva e urina entre algumas horas até alguns dias, e no cabelo, a partir de 5-6 dias até meses ou anos, dependendo do comprimento.

Como o cabelo cresce aproximadamente um centímetro por mês, a análise de uma mecha representa o período englobado pelo comprimento desta mecha de cabelo.

Por exemplo, uma mecha de 3 cm representa um período de aproximadamente três meses; uma mecha de 1 cm, representa aproximadamente um mês. Para cobrir o período de um ano, a amostra de cabelo precisa ter 12 cm de comprimento e o pelo corporal ao menos 9 cm de comprimento.




PRECISA DE ALGUM PREPARO PARA REALIZAR O EXAME?


Não é necessário nenhum preparo para fazer o exame toxicológico em cabelo/pelo.





Ativo 1.png