seta.png

Precisa de Atendimento?

Espermograma e Espermograma com Percoll, qual a diferença?



ESPERMOGRAMA

Primeiro exame solicitado nas investigações reprodutivas, o espermograma convencional avalia a quantidade de espermatozoides presente no sêmen e sua morfologia, entre outras características.


Espermograma é um exame laboratorial que analisa a fertilidade masculina através de uma coleta de amostra seminal.


O exame tem por finalidade determinar a concentração e a qualidade dos espermatozoides através da análise macroscópica e microscópica do sêmen.


MACROSCOPICAMENTE é avaliado critérios com ph, volume, viscosidade, liquefação, aspecto e cor da amostra seminal.


Já na análise MICROSCÓPICA, é avaliado os parâmetros de concentração de espermatozoides por ml e por volume total ejaculado, motilidade, vitalidade e morfologia dos espermatozoides.


A partir da realização destas análises é emitido o laudo contendo todos os parâmetros relacionados ao exame, de acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde.



ESPERMOGRAMA COM PERCOLL


Já o espermograma com Percoll é capaz de identificar mais minuciosamente questões ligadas à motilidade dos espermatozoides e sua capacidade de atingir o óvulo, permitindo selecionar os mais aptos para a inseminação artificial, por exemplo.


O espermograma com Percoll analisa todos os parâmetros de um exame de espermograma convencional, porém esta técnica consiste na passagem de amostra seminal por duas camadas de diferentes densidades de gradiente, que serve como um filtro seletivo, permitindo a distinção dos espermatozoides com motilidade e morfologia mais adequadas para obter êxito em um tratamento de reprodução assistida.


Dessa forma, o médico tem informçôes mais completas para optar pelo melhor método de fertilização a ser adotado.


Não adie seus sonhos, informe-se!